segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Especialistas contam porque a relação entre famosos dura pouco

Em 2013 a bruxa da separação rolou solta no reino das celebridades. Grazi Massafera se separou de Cauã Reymond; Ticiane Pinheiro de Roberto Justus;Roger de Deborah Secco;  eSophie Charlotte de Malvino Salvador. Em 2014, já se separaram Paulinho Vilhena e Thaila Ayala e Sandro Pedroso de Susana Vieira. A "bola" da vez é a separação recente da atriz global Bruna Marquezine do jogador Neymar.


No quesito "tempo de relacionamento" os famosos daqui capricham. Três meses apenas foi o tempo que durou o casamento dos atores Danielle Winits e Jonatas Faro. O casal Ronaldo e Daniela Cicarelli celebrou a união com toda a pompa no Castelo de Chantilly, na França. Mas a relação terminou três meses depois.

Os famosos lá foram também conseguem se superar. Em 2004, após uma bebedeira, a cantora Britney Spears trocou alianças com seu amigo de infância. Resultado? Dois dias depois, ela entrou com pedido de anulação do casamento. Já a separação da atriz de Hollywood Drew Barrymore e Tom Green durou apenas cinco meses. A razão: "diferenças irreconciliáveis", disseram. Este foi o segundo casamento da atriz, nada diferente do primeiro que durou apenas 19 dias! Outra união super-rápida foi o do ator Nicolas Cage com Lisa Marie Presley: a relação durou apenas três meses!

Mas por que o relacionamento entre celebridades costuma durar tão pouco? Precipitação do casal? Incompatibilidade de gênios? Pouco tempo de convivência? Confundem aparência com paixão? Marketing? Fomos atrás de algumas respostas.


Na opinião da psicóloga clínica Triana Portal, uma das razões para esses relacionamentos durarem tão pouco é a impulsividade, ou seja, ambos se casam muito rápido e pulam etapas importantes do relacionamento. Ou pode ser jogo de marketing, o casal volta às manchetes, vira notícia e ganha "peso" enquanto casal.

"Mas pode ser ainda um excesso de exposição, incompatibilidade de agendas, disputa de egos, ou seja, se um começa a se destacar mais que o outro o relacionamento estremece, abala a autoestima ou incita a inveja do parceiro. Acredito ser uma questão multifatorial", opina a especialista.

Essas relações, diz a psicóloga, têm como base apenas o prazer e a recompensa constante. "São intolerantes à frustração, se sentem empoderados pelo que sua condição de celebridade proporciona. As possibilidades são infinitas, se cansou, ficou chato, tem problemas, é só deletar, são amores de alta liquidez", analisa.

Para o psicoterapeuta especializado em relacionamentos e em mudanças de hábitos, Sergio Savian, essas relações "fast-food" não privilégio apenas de famosos. "Relações que duram pouco não são algo que acontece somente aos famosos. Hoje em dia é o comportamento de muita gente. No caso dos famosos, é bem capaz que eles estejam muito mais comprometidos com suas carreiras e o "status quo" que elas providenciam e muito menos com o amor", opina Savian.

Outra razão para a pouca durabilidade das relações dos famosos é que eles vivem num mundo de faz de conta e isso, talvez, contribua para eles não criarem qualquer expectativa quanto a futuro.

"Os atores vivem num mundo de faz de conta quando trabalham e talvez, por isso, tenham uma visão mais ampla das relações, do viver em sociedade, da vida. Eles vivem muitas vidas, dão vida a muitos personagens e talvez vivam o momento sem se preocupar com o futuro e, muitas vezes, esse futuro nem chega pra muitos", analisa o psicólogo Thiago de Almeida, considerado o maior especialista em relacionamento pelo American Biographical Institute (ABI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário