segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dicas para não sentir calor dentro do carro no verão

 O calor do verão pode transformar um simples passeio de carro em uma missão impossível! Em dias quentes, as pessoas estão mais propensas a maior irritabilidade e estresse físico. Além disso, em dias de calor extremo, a temperatura interna do veículo pode chegar a quase o dobro da externa. Nestas condições, motoristas e passageiros podem sofrer pequenas queimaduras e ter dificuldade para respirar. O calor contribui para a perda de água, sódio e potássio, causando desidratação e alterações na circulação sanguínea e respiratória. Por isso, é sempre importante pensar em hidratação do corpo ingerindo líquidos no decorrer do dia.



É preciso ter atenção também com o entra-e-sai de um ambiente quente para outro, frio, e vice-versa. Essa mudança de ambiente pode ser um perigo para motorista e ocupantes do automóvel. Pode acontecer o que os médicos chamam de intermação, que é uma hipertermia decorrente da dificuldade do corpo em se resfriar adequadamente num ambiente com calor excessivo. O perigo de um choque térmico é grave, a pessoa pode desmaiar e provocar um acidente grave, até mesmo fatal.

“O automóvel pode ser ventilado com vidros abertos ou com ar-condicionado ligado. Vale lembrar que é importante estar em dia com a manutenção desse aparelho para evitar o acúmulo de sujeiras e prejuízos ao aparelho respiratório dos ocupantes do carro, a falta desse cuidado pode causar até alergias”, explica a médica alergista Gisele Alvez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário